1. Detecção de Avarias

A BIOS
BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída).  A BIOS é um chip que possui um software pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. A BIOS também é responsável pela detecção de uma parte significativa das avarias de um computador através do POST.
POST
POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, executado pela BIOS sempre que o computador é iniciado. O POST é responsável por verificar se o sistema se encontra funcional, ou seja, verifica se estão todos os periféricos e componentes ligados (apenas os que estão declarados) e testa-os para detectar algum erro que ocorra. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de beeps sonoros (através de um speaker), que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe.
Os testes efectuados são:


  • Efectua um teste do processador (CPU) 
  • Verifica a BIOS 
  • Verifica a configuração CMOS 
  • Inicializa o timer (o relógio interno) 
  • Inicializa o controlador DMA 
  • Verifica as memórias
  • Instala todas as funções da BIOS 
  • Verifica todas as configurações (teclado, disquetes, discos duros…) 
Se for encontrado algum erro aparecerá uma mensagem de erro, será emitido um som, sob a forma de uma sequência de bips que permite diagnosticar a origem da avaria, será enviado um código à porta de série do computador, para ver se existe um material de diagnóstico. Conforme a gravidade do erro a BIOS pode parar o sistema ou se for menos grave continuar com o erro, apenas avisando (como por exemplo não encontrar o leitor de disquetes).
 Técnico de Hardware
Um técnico de hardware deve ser capaz de detectar a avaria e soluciona-la.
Em caso de avaria um técnico deve ter em consideração os seguintes passos, passando para o seguinte se este não resolver a avaria :
  • Desligar a energia por completo e esperar entre 15 a 30min para se dissiparem todas as cargas residuais e tentar ligar, novamente, o computador.
  • Se tiver realizado algumas alterações no funcionamento do computador (como por exemplo overclock do processador ),deve fazer um clear CMOS.
 Para fazer um clear CMOS vasta encontrar um jumper encaixado  numa configuração de 3 pinos perto do chip da CMOS e mudar o jumper da posição dos pinos 1-2 para a posição 2-3 e ligar o PC para que receba energia eléctrica (nota: o PC não chega a ligar mas faz o clear CMOS). De seguida deve colocar outra vez o jumper na posição 1-2 para que ele possa ligar. Depois de fazer o clear CMOS, que consiste em limpar todas as alterações realizadas no setup, voltando ás configurações iniciais, deverá reiniciar o PC e verificar se este já trabalha.
  • Retirar os componentes principais dentro da caixa, minimizando assim o risco de curto-circuito interno e de passagem de corrente da caixa para a Placa principal.  
  • Testar o cabo de alimentação e a Fonte de alimentação (nota: para a fonte deverá proceder do seguinte modo, junte o fio verde + fio preto com um pequeno fio e ligar a fonte, se a ventoinha da fonte trabalhar em principio a fonte está em boas condições, caso contrário o problema está na fonte).

     

  • Teste o speaker.
  •  Verifique todos os conectores da motherboard.
  • Após verificar todos estes passos deve ligar o PC e verificar o seu comportamento.
1º Comportamento


Ligar o PC e este não reage. Problemas possíveis:
• Curto circuito produzido pela Motherboard
• Curto circuito produzido pelo CPU 
• Curto circuito produzido por alguma peça (ram/vga)


2º Comportamento

Ao ligar o Pc este reage, não produz imagem no ecrã, nem bips. Problemas possíveis:

• Motherboard
• CPU 

• Sobre aquecimento do CPU 
• Memória RAM incompatível 
• Problemas no cabo do monitor 


3
º Comportamento

Ao ligar o PC este reage, produz imagem e o bip inicial (POST) mas a imagem aparece aos riscos e às cores variadas. Problemas possíveis:
• Sobre aquecimento do CPU 
• Problemas na BIOS da Motherboard
• Problemas na placa gráfica 
• Memória RAM incompatível

• Falta de manutenção (limpeza)

4
º Comportamento

Ao ligar o PC este reage, não produz imagem e produz bips longos pausados infinitos. Problemas possíveis: 
• Memória mal encaixada 
• Problemas nos encaixes da memória 
• Humidade na RAM e/ou nos encaixes 
• Falta de manutenção (limpeza) nos contactos da RAM e nos encaixes 
• Ram avariada ou incompatível


5
º Comportamento

Ao ligar o PC este reage, não reproduz imagem e produz um bip longo mais 3 bips curtos. Problemas possíveis: 
• Placa gráfica mal encaixada 
• Problemas na ranhura da placa gráfica 
• Humidade na ranhura e/ou na placa gráfica 
• Falta de manutenção nas ranhuras de expansão e nos contactos da placa gráfica 
• Placa gráfica avariada ou incompatível


6
º Comportamento

Ao ligar o PC este reage, produz imagem e o beep inicial (POST), mas bloqueia. Problemas possíveis: 
• Problemas na RAM 
• Problemas na BIOS 
• Sobre aquecimento do processador 
• Má configuração de material / BIOS


7
º Comportamento

Ao ligar o PC este reage, não reproduz imagem, mas produz um código de beeps diferente dos pontos anteriores. Problemas possíveis:
• Aviso de sobre aquecimento do CPU (tipo ambulância) 
• Problemas no chipset da placa principal 
• Problemas no Bios da placa principal 
• Problemas em chips integrados da placa principal



Erros na imagem

Quando ligamos o computador e este liga, mas o monitor não recebe imagem, deverá verificar:


  • Se o monitor está ligado à corrente eléctrica, os cabos VGA, o brilho e o contraste do monitor;
  • Se os cabos estão com o fio traçado ou com os pinos partidos;
  • Se o cabo VGA está ligado noutra entrada;
  • Se a motherboard tem mais que uma entrada de video, se tiver experimente a outra;
  • Se a placa gráfica está bem encaixada na slot e se não precisa de alimentação "extra";
  • Se o PC está com acumulação de pó;
  • Noutro PC se a placa gráfica liga, se ligar o problema está na slot;
  • Se tiver placas de expansão vá retirando uma a uma e verificando se o PC liga;
  • Se as memórias RAM estão bem encaixadas ou queimadas;
  • A motherboard;
  • Com a ajuda de um técnico a versão da BIOS;
  • ...



Quando ligamos o PC e a imagem treme deverá verificar:

  • Se as definições de video estão mal configuradas;
  • Se o monitor não está a receber interferências de outros aparelhos;
  • Se o cabo VGA está danificado;
  • Se a placa gráfica está danificada;
  • Se a frequência de actualização da imagem está muito alta ou muito baixa, se for este o caso mude a frequência para aproximadamente 75 Hz nas configurações avançadas das propriedades de visualização;
  • ...


Quando aparece uma mensagem a dizer que o monitor não está a receber sinal deverá verificar:

  • Se a resolução está acima da capacidade do monitor, se for este o caso deverá diminuir a resolução;
  • Se o cabo VGA está devidamente ligado a entrada VGA;
  • Se o cabo VGA está danificado;
  • Se a placa gráfica está avariado ou a entrada VGA;
  • ...


Quando aparecem pixeis que não funcionam bem (estão sempre ligados/desligados) deverá verificar:

  • Se os pixeis realmente não estão a funcionar devidamente, isto é, se o mau funcionamento não está devido ao mau funcionamento de algum software, se for este o caso pode tomar três opções, deixar o ecrã com esse pixeis queimados, ou enviá-lo para arranjar ou comprar um monitor novo;
  • ...


Quando o monitor apresenta riscos na imagem (horizontais ou verticais) deverá verificar:

  • Se os cabos estão mal ligados ou danificados, se for este o caso substitua-os;
  • Se não resolver o problema troque o monitor.


Quando o monitor apresenta apenas uma cor depois de ligar o PC, deverá verificar:

  • Se o problema está no software ou se apanhou algum vírus no PC, se for este o caso arranje outro software o elimine o vírus do PC;
  • Se não for esse o caso troque de monitor, pois o monitor está danificado.


Quando o monitor treme, emite ruídos, desliga-se inesperadamente e emite odores a queimado deverá verificar:

  • Se o monitor tem mau contacto interno, se for este o caso pode tentar arranja-lo ou mandar arranjar;
  • Se o monitor sofrer de sobreaquecimento, a melhor solução é trocar o monitor.



Quando o monitor apresenta as cores de forma incorrecta deverá verificar:
  • Se os cabos VGA estão bem encaixados;
  • Se os cabos VGA estão danificados, se for este o caso substitua-os.

Quando o monitor apresenta a imagem desalinhada deverá ajustar:
  • A imagem com os botões do monitor.

Quando o monitor apresenta falhas de cor e distorções na imagem deverá verificar:
  • Se o monitor está a receber interferências magnéticas, se for este o caso afaste todos os aparelhos deste;
  • Se o monitor necessita de ser desmagnetizado, desmagnetize-o através da opção que a maioria dos monitores tem.

    Quando a imagem bloqueia deverá verificar:
    • Se não existe acumulação de pó no interior do PC;
    • Se as memórias RAM estão em bom estado;
    • Se o disco rígido está em bom estado;
    • Se a placa gráfica está em bom estado.






    Avarias com o teclado e rato
    Se o computador liga mas tem uma mensagem a dizer " Keyboard not Found", deverá verificar se o computador tem o teclado correctamente ligado. Reinicie o computador. Se o erro persistir troque de teclado, ou tente resolver com os problemas descritos mais abaixo para se o teclado não funcionar.

    Se o rato não funcionar bem deverá:


    • Verificar se os cabos estão bem ligados
    • Em caso de ser um rato sem fios, verifique se tem pilhas e substitua por umas novas e carregue no botão que está por baixo
    • Verificar se as portas do rato na motherboard não estão danificadas
    • Verificar se o cabo não está traçado
    • Deve limpa-lo
    • Verificar se está bem configurado
    • Se estes passos não resolverem o problema, substitua-o.





    Se o teclado não funcionar, tomem as seguintes medidas:


    • Verifique se os cabos estão bem ligados
    • Reinicie o computador
    • Verifique se os conectores do teclado não estão danificados
    • Verifique se o fio não está traçado
    • Vire o teclado ao contrário e tente retirar algum objecto que possa estar a provocar problemas. Podem existir objectos por baixo de uma tecla
    • Se o teclado possui uma ligação USB, ligue-o a outra entrada
    • Tente ligar o teclado noutro PC para verificar se este funciona. Se não, substitua-o.



    Problemas CMOS
    O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria
                 Quando o sistema perde a hora ou as informações de setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está gasta. Nas placas actuais as são facilmente substituíveis, bastando retirar e colocar outra, mas em placas mais antigas utilizam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel-cádmio e nesse caso teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.

     A bateria só trabalha às vezes 
                Por vezes a bateria trabalha bem, mas outras vezes temos erros ou as informações de setup perderam-se ou a máquina perde as horas. Grande parte das vezes isto é devido ao facto de a bateria estar a ficar gasta. Pode também ser devido a um mau contacto entre a bateria e os terminais que ligam à placa principal.

     O sistema perde a hora 
                Às vezes trabalha tudo bem, mas o relógio não trabalha, mais uma vez é devido a bateria fraca. Algumas placas são desempenhadas de modo a desligar o relógio quando a bateria começa a enfraquecer, de modo a poupar energia e não perder as informações de setup.

    Mensagens de Erro
    CMOS BATTERY STATE LOW: bateria gasta. No caso da bateria de Níquel-Cádmio, basta deixar o micro ligado algumas horas para que ela recarregue (observe se a bateria vazou). Alguns indícios que ela está ficando sem carga é quando o relógio do micro começa à atrasar.

    CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET: o Setup não está configurado. É só entrar no setup e configurá-lo corretamente.

    CMOS CHECKSUM FAILURE: os dados da memória CMOS está corrompidos. Entre no setup e reconfigure tudo.

    CMOS MEMORY SIZE MISMATCH: o micro tem uma quantidade de memória RAM diferente da apontada pela memória CMOS. Para resolver isto é muito simples, basta entrar no Setup, não alterar nada e mandar gravar ao sair para que o Setup automaticamente atualize a quantidade de memória RAM na memória CMOS.

    CMOS DISPLAY TYPE MISMATCH: o tipo de placa de vídeo está configurado incorretamente no Setup. Basta entrar no Setup e corrigir o erro.

    NVRAM INOPERATIONAL: a memória NVRAM está defeituosa. A solução é trocá-la (Isso para micros ou outros dispositivos que utilizam NVRAM, porem é muito dificil encontra-la para troca, teria que se retirar a mesma de outro dispositivo)

    CMOS TIME AND DATE NOT SET: entre no Setup e reconfigure data e hora

    BIOS
    AMIBIOS

    PHOENIX

    AWARD




    Avarias mais comuns: Memórias
    Se está com problemas nas memórias deverá verificar se:



    • Os encaixes das memórias não estão com acumulação de pó e limpá-los;
    • A memória está bem encaixada e encaixa-la devida-mente;
    • No caso de ser uma memória nova, se esta é compatível com a sua motherboard, se não for compatível deverá trocar/comprar uma nova;
    • Se a memória está bem configurada na BIOS e configurá-la devida-mente;
    • Ao ligar o computador aparece o monitor azul num tempo aleatório, se for este o caso o problema encontra-se num dos sectores da memória que está danificado, terá de comprar uma memória nova, ou no caso desta ser nova troca-la na loja onde a comprou, visto que, esta vinha danificada de origem.

    Avarias nos Discos Rígidos
    Se tem o disco avariado devemos proceder da seguinte maneira até detectarmos o problema.

    • Verifique se o disco está a ser reconhecido na BIOS e se está mal configurado.
    • Verifique se os conectores IDE ou SATA estão danificados.
    • Verifique se os cabos IDE ou SATA estão danificados.
    • Verifique no caso de ser um cabo IDE se o cabo que liga o disco está ligado ao IDE 1 na Motherboard.
    • Verifique no caso de ser um cabo IDE se o disco rígido está está ligado no conector do cabo "Master" e não no "Slave".
    • Verifique se o disco está a receber energia da fonte de alimentação.
    • Verifique se o disco rígido está devida-mente aparafusado à caixa.
    • Verifique se algum dos imãnes  está danificado, isto é, se os imãnes conseguem puxar a agulha de um lado para o outro.
    • Verifique, dentro do disco, se o disco não foi riscado pela agulha que lê o disco.

    Para problemas mais específicos, onde você já consegue prever a origem do problema, veja alguns dos problemas mais comuns nos discos rígidos e a sua possível resolução.





    O disco rígido não funciona e não permite qualquer acesso:
    • Verifique se o disco rígido está bem instalado e é compatível com o computador que está a utilizar.
    • Verifique na BIOS se o disco rígido é correctamente reconhecido e activado. Actualize a BIOS para a versão mais recente, porque alguns discos rígidos mais recentes poderão não ser reconhecidos por um computador que tenha uma BIOS mais antiga.
    • Verifique a ordem de arranque na BIOS se o disco rígido estiver disponível e certifique-se de que o disco rígido arranca antes de quaisquer outros dispositivos.
    • Se possível, ligue o disco rígido a outro computador e verifique se o mesmo erro se mantém.
    • Se o disco rígido fizer ruídos estranhos e não conseguir aceder ao disco rígido, então o seu disco rígido tem uma avaria de hardware e deve ser substituído.
    • Não devemos de esquecer de verificar se as ligações Master/Slave estão bem conectadas e configuradas.

    O disco rígido tem erros de leitura/escrita:
    • Algumas vezes a causa dos erros de leitura/escrita pode ser um vírus. Verifique com um programa de verificação de vírus se o computador tem um vírus que possa ser a causa do problema.
    • Um sistema de ficheiros corrompido pode também originar erros de leitura/escrita. Utilize a ferramenta de verificação de erros do Windows nas propriedades da unidade e faça uma verificação do sistema de ficheiros.
    • Sectores danificados no disco rígido podem originar erros de leitura/escrita. Para verificar se o seu disco rígido tem sectores danificados, procure na Internet uma dessas ferramentas e faça uma verificação da unidade, se possível. Caso contrário, leve o seu computador a um parceiro de serviços autorizado.

    O Disco rígido apresenta-se ruidoso:
    • Se o disco rígido emitir ruídos, independente do tipo de ruídos, isso indica que o disco rígido tem um problema mecânico grave. Esses ruídos podem indicar sectores danificados, um motor avariado ou qualquer outra avaria do seu disco rígido.
    • Nesse caso, deverá fazer uma cópia de segurança dos seus dados, se possível, antes que a unidade tenha uma falha total o que levaria à perda de todos os dados guardados no disco rígido. Deve levar o seu computador a um ASP para fazer uma verificação do hardware.